O ano de 2022 começou marcado por uma grande conquista no setor energético: ao todo já são 14 gigawatts (GW) de potência operacional de energia solar fotovoltaica. Essa conquista representa que a maioria das pessoas está optando pela energia fotovoltaica e diminuindo o uso de energias provenientes de petróleo ou outros fósseis (energias não renováveis).

Os dados divulgados pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) correspondem às grandes usinas solares, mas também aos sistemas de pequeno e médio portes, como em instalações residenciais, comerciais e usinas centralizadas. No Brasil, 2,4% da matriz elétrica corresponde às usinas de grande porte, que possuem 4,6 GW de potência instalada.

A nova marca alcançada pela energia fotovoltaica se iguala à capacidade instalada de uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a usina hidrelétrica de Itaipu. As usinas solares de grande porte ocupam atualmente o sexto lugar entre as maiores fontes de geração de energia no país e estão distribuídas entre Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo.

O modelo de geração distribuída é o de maior aderência entre as residências brasileiras. São sistemas de microgeração e minigeração, que produzem até 5 MW sendo responsáveis por 49,9% da potência instalada.

A fonte solar cresce cada vez mais por fatores como custos reduzidos na produção, bons retornos financeiros e os benefícios ao meio ambiente.

Venha nos conhecer e solicite um orçamento gratuito!

Usina Solar em Espinosa - MG

Leia também:

ENERGIA SOLAR OCUPA O 5º LUGAR NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

O ano de 2022 começou marcado por uma grande conquista no setor energético: ao todo…

POR QUE AS PESSOAS ESTÃO TROCANDO O CARRO A DIESEL POR CARRO ELÉTRICO?

A escolha de um novo automóvel envolve vários fatores que irão nos influenciar em uma…

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA SUPERA 11GW NO BRASIL

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) divulgou recentemente que impulsionada pela fonte solar, a…

Pedro Afonso | TO
32 3372-8907 | 32 9.1545-1458
Av. 31 de Março, 903A – Colônia do Marçal
contato@grupoasceario.com.br

São Lourenço | MG
32 3372-8907 | 32 9.1545-1458
Av. 31 de Março, 903A – Colônia do Marçal
contato@grupoasceario.com.br