O primeiro pivô de irrigação do mundo acionado apenas por energia solar foi implementando no município de Perdizes (MG) informou o diretor comercial da Solbras, Rui Ruas, durante uma transmissão ao vivo promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG).

O projeto pioneiro foi desenvolvido em conjunto com a Valley e foi instalada uma usina fotovoltaica exclusivamente para o teste. Com potência de 128 kWp, o sistema alimenta um pivô capaz de irrigar 96,4 hectares por uma média de 6 a 8 horas por dia. “Esse sistema vem sendo testado há mais de seis meses. Está funcionando perfeitamente e atendendo a todos os requisitos”, declarou Ruas.

O executivo contou que Minas Gerais foi escolhida para receber o projeto em função de facilidades logísticas e da vocação do estado para o agronegócio e para a geração fotovoltaica. “A sede da Valley é em Uberaba. Ficou mais fácil para nossos engenheiros realizar os testes na região. Minas Gerais também tem uma incidência solar muito boa e uma vocação agrícola. Dos 425 projetos que já instalamos no Brasil, 80% são no agronegócio. Estamos nos aprofundando nesse segmento no estado.”

Leia também:

ENERGIA SOLAR OCUPA O 5º LUGAR NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

O ano de 2022 começou marcado por uma grande conquista no setor energético: ao todo…

POR QUE AS PESSOAS ESTÃO TROCANDO O CARRO A DIESEL POR CARRO ELÉTRICO?

A escolha de um novo automóvel envolve vários fatores que irão nos influenciar em uma…

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA SUPERA 11GW NO BRASIL

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) divulgou recentemente que impulsionada pela fonte solar, a…

Pedro Afonso | TO
32 3372-8907 | 32 9.1545-1458
Av. 31 de Março, 903A – Colônia do Marçal
contato@grupoasceario.com.br

São Lourenço | MG
32 3372-8907 | 32 9.1545-1458
Av. 31 de Março, 903A – Colônia do Marçal
contato@grupoasceario.com.br